Portal COVID 19

Principal Atualizado em 11/09/20 - 17h08

Mais de 50 espaços para crianças em busca de padrinhos

Com ajuda de embaixadas, GDF quer equipar unidades do Cras e UBSs para receber público infantil. Iniciativa faz parte do projeto ‘Vem Brincar Comigo’

 

10/9/20  18:08   AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO

 

O Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) do Governo do Distrito Federal está em busca de parcerias com representações diplomáticas e organismos internacionais para criar áreas exclusivas  para o público infantil em unidades básicas de saúde (UBSs) e centros de assistência social (Cras).

 

Denominado Adote um Espaço Criança, o projeto é tocado em parceria com a Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância da Governadoria e já tem recebido a manifestação de interessados. As adoções podem ser feitas até o dia 30 deste mês.

 

A meta é adaptar, dentro das unidades, um lugar exclusivo para que os pequenos possam se divertir um pouco enquanto aguardam atendimento dos serviços públicos. A ação é parte do projeto Vem Brincar Comigo, que arrecada brinquedos e livros infantis para crianças em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal. “Como propõe a campanha da subchefia, a ideia é ir além das doações”, explica a chefe do EAI, Renata Zuquim. “Pensamos e queremos deixar legados”.

 

Segundo Renata, o espaço lúdico apadrinhado pelos organismos internacionais terá tapete emborrachado, mesa, lousa, livros e brinquedos. Em contrapartida, os organismos internacionais poderão colocar bandeiras divulgando seus países. “Encaminhamos cartas a todos e nelas fizemos uma proposta única para todos, a de adotar um espaço”, conta. “Alguns já ligaram querendo saber mais. É um sinal positivo”.

 

O atendimento

 

No DF, enumera a chefe do EAI, há mais 130 organizações internacionais “que sempre demonstram interesse em colaborar com as ações do governo”.  Num primeiro momento, o foco está em atender pelo menos 28 UBSs e 29 unidades do Cras. Em ambos os casos, essas unidades foram selecionadas com base em dois critérios: o horário estendido de atendimento e a localização em regiões de maior vulnerabilidade social.

 

A subchefe de Políticas Sociais e Primeira Infância, Anucha Soares, enfatiza que a união de esforços em prol daqueles que mais precisam é fundamental para o sucesso do projeto. “Assim, unimos forças ao Escritório de Assuntos Internacionais com o objetivo de prover os sorrisos a milhares de crianças da cidade”, afirma.

 

“O ato de brincar é essencial na vida delas, pois ajuda no desenvolvimento da criatividade, concentração e memória”, destaca a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, que coordena o projeto Vem Brincar Comigo. “Por isso, a parceria com as embaixadas pode ser algo bastante promissor no sentido de fomentar mais as brincadeiras”.

 

Mayara também lembra que, especialmente num momento de pandemia, é importante dar carinho e estímulo ao público infantil. “O mundo se encontra em uma situação vulnerável em razão de um vírus. É preciso que todos se unam, criando uma corrente do bem, multiplicando os gestos de solidariedade. Vamos fazer um Dia das Crianças mais feliz”.

 

Leia também

GDF lança campanha para arrecadar livros e brinquedos infantis

 

Com informações do EAI 

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br