Portal COVID 19

Principal Atualizado em 25/09/20 - 15h10

Secretaria da Mulher recebe doação de máscaras CLDF

Acessórios de proteção serão encaminhados aos equipamentos da SMDF que continuaram acolhendo as mulheres durante toda a pandemia

 

25/9/20  12:08   AGÊNCIA BRASÍLIA * I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

 

A Frente Parlamentar Brasil-Brasília-China da Câmara Legislativa do Distrito Federal destinou à Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) parte da doação de 4 mil máscaras descartáveis e mil aventais, doados pelo Instituto Sociocultural Brasil-China – Ibrachina, por intermediação do deputado Rafael Prudente.

 

A Secretária da Mulher do DF, Ericka Filippelli, recebeu com satisfação o donativo e informou que os artigos de proteção individual serão encaminhados para os equipamentos da rede de enfrentamento da Secretaria da Mulher, como os Ceams e a Casa Abrigo. Esses espaços foram mantidos abertos durante a pandemia, seguindo todas as normas de prevenção ao coronavírus, tanto para os funcionários como para os usuários.

 

A secretária acredita que o combate à Covid-19 exige união e mobilização de todos os setores da sociedade, e neste sentido, a iniciativa mostra que, quando Executivo e Legislativo trabalham juntos, quem ganha é a população.

 

O material recebido do Ibrachina reforça as ações da SMDF de conscientização sobre o uso da máscara, que estão sendo pelas visitas itinerantes da Unidade Móvel, com o objetivo de distribuir o acessório de proteção bem como de aproveitar a oportunidade para abordar questões relacionados à violência doméstica e oferecer orientações sobre o tema às mulheres.

 

A Coordenadora dos Equipamentos da SMDF, Pollyana Gonçalves, também ressaltou a importância de garantir o acolhimento seguro às vítimas de violência neste período. Para ela, as máscaras doadas vão reforçar a proteção de toda a equipe de atendimento, bem como das mulheres que buscam ajuda nos equipamentos da secretaria.

“O período de isolamento social deixou as mulheres ainda mais vulneráveis e suscetíveis a situações de violência, e, por esse, motivo foi fundamental manter disponíveis todos os serviços de assistência à mulher, de forma segura e adaptada à nova realidade”, reforça Ericka Filippelli.

 

Considerados serviços essenciais quando decretada a pandemia, foi preciso adotar as medidas de segurança e prevenção para continuar manter os Centros Especializados de Atendimento à Mulher, Ceam, e a Casa Abrigo funcionando durante esse período. “Disponibilizamos álcool em gel, fazemos revezamento da equipe, e, além disso, os horários foram adaptados e estão sendo feitos atendimentos com hora marcada, o que evita aglomerações”, esclarece Pollyana Gonçalvez.

 

Desde o início da pandemia, a SMDF como intensificou as ações de conscientização no combate à violência doméstica, e criou novos canais de atendimento on-line. Além dos meios tradicionais de acolhimento, a campanha “Mulher, você não está só!” passou a oferecer dois novos canais para atendimento remoto: um número de WhatsApp e um e-mail, que ficam disponíveis 24 horas. Agora, é possível agendar os atendimentos nos Ceam de forma on-line, por meio da plataforma do Governo do Distrito Federal, Agenda DF.

 

* Com informações da Secretaria da Mulher

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br