Portal COVID 19

Principal Atualizado em 19/10/20 - 7h24

Brasília Ambiental promove VIII Semana da Saúde

Saúde mental, nutrição, ergonomia e gestão do teletrabalho estão entre os temas abordados

 

18/10/20  20:49 AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO

 

Nesta segunda-feira (19), o Instituto Brasília Ambiental inicia a VIII Semana da Saúde e Segurança do Trabalho. Realizado no formato on-line, o evento segue até sexta-feira (23), com palestras que poderão ser acompanhadas pelo canal do instituto no YouTube.

 

Com o contexto pandêmico atual e todas as mudanças envolvendo isolamento social, distanciamento físico e teletrabalho, a primeira palestra, na terça-feira (20), abordará o tema Como cuidar da saúde mental no contexto da pandemia de Covid-19.

 

“Especialmente em tempos de pandemia, em que há sofrimento psíquico intenso decorrente da situação de crise epidemiológica, social, econômica e psicológica causada pela Covid-19, ampliar o debate e a reflexão sobre saúde mental tornou-se essencial”, explica a psicóloga Jacqueline Ferraz, que apresentará a palestra.

 

As consequências da pandemia nas rotinas pessoal e de trabalho, serviços de saúde mental direcionados aos servidores do GDF e a importância do apoio especializado serão alguns assuntos discutidos durante o evento. Segundo a psicóloga, é fundamental fomentar ações para combater o preconceito da sociedade em relação ao tema.

 

“Sofrer psicologicamente não é opção, falta de fé ou força de vontade”, destaca Jacqueline Ferraz. “Quadros de depressão e ansiedade, por exemplo, não são escolhas, mas adoecimento psíquico. Precisam de cuidados técnicos de psiquiatras e psicólogos.”

 

Programação e palestras

  • Segunda-feira (19)
  • 10h: abertura.
  • Terça (20)
  • 10h: Como cuidar da saúde mental no contexto da pandemia de Covid-19, com a psicóloga Jacqueline Ferraz, da Subsecretaria de Saúde.
  • Quinta (22)
  • 15h: Alimentação saudável: por onde começar? Receitas e combinações estratégicas, com a nutricionista Hosana Araújo, analisa de políticas públicas e gestão governamental da Escola de Governo (Egov)
  • Sexta (23)
  • 10h: Mitos e desafios na gestão do teletrabalho, coordenadora coordenadora de Educação e Desenvolvimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ana Cláudia Mendonça.
  • 14h30: Comunicação não violenta, com a advogada Samira Iasbeck, reguladora de serviços públicos da Adasa.

 

 

* Todas as palestras poderão ser acompanhadas pelo canal do instituto no YouTube .

 

Com informações do Brasília Ambiental

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br