Portal COVID 19

Principal Atualizado em 3/11/20 - 20h19

Máscaras e álcool gel para reforçar combate ao vírus

Durante visita à Feira Permanente de São Sebastião, o vice-governador Paco Britto alertou feirantes e consumidores sobre protocolo de segurança

 

24/10/20  12:52 LÍVIO DI ARAÚJO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: RENATA LU

 

A chuva na manhã deste sábado (24) não atrapalhou os frequentadores da Feira Permanente de São Sebastião de saírem de suas casas para as compras. E enquanto feirantes e clientes disputavam os corredores e mercadorias, o vice-governador Paco Britto, preocupado com a possibilidade de um novo aumento de casos de Covid-19 nas cidades do DF, distribuiu kits com álcool em gel e máscaras de tecido e alertou a população sobre a importância dos cuidados para se evitar a contaminação com o novo coronavírus.

 

“A pandemia não acabou. O vírus ainda está aí e não podemos descuidar. Precisamos da ajuda de todos para vencermos essa guerra e proteger uns aos outros”, lembrou Paco, que coordena o programa do GDF Todos Contra a Covid. Todas as máscaras e frascos de álcool foram doados por empresas e instituições ao governo. “É um pedido do governador Ibaneis Rocha e meu, para que não se descuidem”, frisou.

 

Primeira feirante do local, Umbelina Vilarindo Castro, de 57 anos, parabenizou o vice-governador pelo trabalho e pela distribuição dos kits. “Muito importante porque, às vezes, aparece um ou outro sem máscara”, contou. A comerciante de roupas disse que sempre guarda algumas para quando o cliente não está usando o item obrigatório de proteção. “Eu peço, com educação, que coloquem a máscara e nunca aconteceu de alguém não querer colocar. Quando estão sem, eu mesma ofereço uma. É preciso tomar cuidado, afinal eu sou do grupo de risco e não podemos brincar com a saúde”, alertou.

 

A feira, que geralmente fica cheia aos sábados e domingos, está seguindo o protocolo de segurança. Na única entrada, um funcionário contratado pela associação dos feirantes, mede a temperatura de todos que entram. Também não falta álcool em gel para todos – tanto na entrada quanto na maioria das bancas. Para garantir que todos os clientes possam limpar as mãos após pagarem e pegarem nos produtos, Marina Rodrigues, que está há 22 anos vendendo comida pronta na feira, fez questão de garantir um frasco do álcool que ganhou no kit. “Temos que ter responsabilidade. Máscara e álcool o tempo todo, para nós e para quem vem comer aqui na minha banca”, garantiu.

 

De acordo com o vice-governador, é preciso alertar à população sobre a importância do uso da máscara – que, inclusive, é lei no Distrito Federal – e higienização das mãos. “Não podemos nos descuidar. Por isso, no kit que estamos distribuindo, vai junto uma cartilha com explicações sobre a Covid-19 e sobre o protocolo de segurança a ser seguido. Até que tenhamos uma vacina, a prevenção continua sendo a única arma eficaz contra essa doença, que é perigosa e mata”, disse Paco, que foi acometido pela Covid, chegando a ser internado com infecção no pulmão, causada pelo coronavírus.

AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: www.ouvidoria.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: www.e-sic.df.gov.br

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br