Portal COVID 19

Principal Atualizado em 8/06/21 - 16h19

Secretaria de Saúde recebe 10 mil testes para Covid-19

Exames foram doados pelo Sesc e Fecomércio e serão usados por amostragem em todas as regiões administrativas

 

29/10/20  17:57 AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON

 

A Secretaria de Saúde recebeu a doação de dez mil testes rápidos do tipo IgG e IgM para detecção da Covid-19 em quem já teve contato com o coronavírus. Os exames estarão disponíveis em novembro e serão utilizados para estudo de prevalência do Sars-CoV-2 no Distrito Federal. Serão contemplados 230 pessoas por Região Administrativa, escolhidas em sorteio aleatório.

 

O método da aplicação dos testes ainda está em análise pela Secretaria de Saúde e as entidades que doaram os exames: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

 

A doação foi formalizada durante reunião nessa quarta-feira (28), na sede da Fecomércio. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, elogiou a qualidade do kit e ressaltou a importância de estreitar os laços com o Sesc e a federação. “Esse estudo vai permitir que a gente possa mostrar, nesse tempo de pandemia, como o vírus circulou no DF”, disse Okumoto.

 

Leia também

 

Autoteste de HIV, agora gratuito

 

Secretaria de Saúde recebe 10 mil testes para Covid-19

 

Saúde aproveita mais de 88% dos testes doados com vencimento em 82 dias

 

As entidades e a Secretaria de Saúde comprometeram-se em participar dos testes disponibilizando trabalhadores para a aplicação dos exames. Os testes serão destinados para o primeiro inquérito sorológico do DF.

 

O estudo deve ocorrer por amostragem em todas as Regiões Administrativas (RAs) do DF, por sorteio aleatório, contemplando cerca de 230 pessoas por RA. O diretor de Vigilância Epidemiológica, Cássio Peterka, explicou que o inquérito sorológico, por ser representativo, “vai dizer qual é a prevalência da doença por região”. O gestor informou que a pretensão da pasta é realizar esse estudo periodicamente para acompanhar a taxa de transmissão nas populações regionais.

 

Okumoto e Peterka foram recebidos pelo presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia Farias, na sede da federação, e pelo diretor do Sesc regional, Marco Tulio Chaparro Rodrigues Rocha, que participou da reunião por videoconferência. Uma caixa dos testes doados foi entregue na reunião, simbolicamente, e os demais serão entregues na sede da Secretaria.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br