Portal COVID 19

Principal Atualizado em 13/11/20 - 12h06

Primeiro passo para o projeto de reabilitação pós-Covid

Equipe do Hospital Sírio-Libanês conhecerá instalações do Hospital de Base e treinará setores envolvidos

 

12/11/20  14:37 AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: FÁBIO GÓIS

 

Hospital de Base (HB) recebe na próxima segunda-feira (16) a primeira visita de trabalho do Hospital Sírio-Libanês, executor do Reab pós-Covid-19. O projeto tem o objetivo de acompanhar o fluxo de pacientes contaminados por coronavírus tratados no HB e propor soluções para reduzir o tempo de internação.

 

A iniciativa também visa reduzir custos da unidade de saúde, ao permitir que o paciente retorne à vida normal no menor tempo possível. O Reab pós-Covid-19 faz parte do programa ProadiSUS, do Ministério da Saúde.

 

Leia também

 

Saúde investigará circulação do coronavírus no DF

 

GDF anuncia plano contra coronavírus

  

Atualização diária das medidas de combate pelo GDF

 

“Observações internacionais apontam que de 10% a 20% dos pacientes internados por muito tempo perdem massa muscular e ficam com sequelas respiratórias, renais e neurológicas, por exemplo. Esse projeto quer estudar o fluxo de pacientes e acelerar o processo de reabilitação”, informa o superintendente do Hospital de Base, Lucas Seixas.

 

O HB foi um dos cinco hospitais brasileiros escolhidos para o início da ação, que tem duração de seis meses. Os outros são o Hospital Geral de Fortaleza, o Hospital Geral de Palmas, o Hospital de Contagem e o Hospital do Trabalho de Curitiba.

 

À disposição do projeto de reabilitação haverá uma equipe multidisciplinar composta por médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social e enfermeiro especialista em integridade cutânea.

 

Visita de trabalho

 

Presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Paulo Ricardo Silva receberá a equipe do Sírio-Libanês no encontro da próxima semana. A abertura dos trabalhos também contará com Lucas Seixas e a diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa do Iges-DF, Emanuela Ferraz.

 

Entre os objetivos da visita estão apresentar o projeto Reab pós-Covid-19 e seus indicadores, definir o comitê gestor e reconhecer as instalações do HB. Participarão do encontro colaboradores do Hospital de Base das áreas de unidade de terapia intensiva (UTI); de cuidados prolongados; de regulação; e de controle de infecção hospitalar.

 

* Com informações do Iges-DF

 

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br