Portal COVID 19

Principal Atualizado em 20/01/21 - 23h56

Primeiro dia de vacinação no Hospital de Base

O HB vai imunizar 1.160 trabalhadores nesta primeira fase, priorizados com base no Plano Nacional de Imunização (PIN), do Ministério da Saúde.

 

20/1/21 18:43 AGÊNCIA BRASÍLIA * I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

 

Olhares emocionados, aplausos entusiasmados, esperança. Em clima de expectativa, a enfermeira Josilene Cardoso Pereira foi a primeira profissional do Hospital de Base (HB) a ser vacinada contra a covid-19, na tarde desta quarta-feira (20), em cerimônia no jardim da unidade.

 

Administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), o HB vai imunizar 1.160 trabalhadores nesta primeira fase, priorizados com base no Plano Nacional de Imunização (PIN), do Ministério da Saúde.

 

“Hoje é um dia de vitória, é o dia mais sonhado dos últimos anos da minha vida”, declarou Josilene, que recebeu a dose da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo. A enfermeira de 41 anos ajudou a montar a unidade de terapia intensiva (UTI) Covid do HB e está na linha de frente contra o coronavírus desde o início da pandemia. “Vivemos momentos difíceis, perdemos colegas, nos preocupamos com nossos familiares. Estamos esperançosos com essa imunização. ”

 

O presidente do Iges-DF, Paulo Ricardo Silva, acredita que a vacinação simboliza esperança de dias melhores, principalmente para os profissionais que não mediram esforços para salvar vidas. “Muitos arriscaram suas vidas. Alguns não viveram para ver este dia chegar. Portanto, este é um momento de tributo àqueles que se foram e de honra àqueles que chegaram até aqui. ”

 

Durante a solenidade, o plano de vacinação do Hospital de Base foi detalhado pelo superintendente da unidade, Lucas Seixas. “Todos os profissionais de saúde têm prioridade para a vacinação, fazendo parte do grupo 1. Mas, dentro desse grupo, estamos priorizando alguns setores, como o pronto-socorro e toda a área Covid”, explicou. “Mas queremos dizer que, muito em breve, todos os colaboradores do hospital serão imunizados. ”

 

Chefe da UTI Covid do HB, Belchior Oliveira Júnior não conteve a emoção ao ser imunizado. “Ainda estou com o coração acelerado. Este é o momento que todos esperávamos, porque representa, finalmente, o início do fim da pandemia”, celebrou o médico de 38 anos. “Com essa vacina, muitas famílias terão a chance de não passar pela dor da perda de um ente querido. Queremos acreditar que, com essa vacina, logo poderemos retomar a vida normal. ”

 

Na cerimônia de hoje, também foram vacinados o técnico de enfermagem Jean Ricardo Teixeira, a fisioterapeuta Luciana de Lima Sousa, a técnica de laboratório Eliane de Paula, o profissional de limpeza João dos Reis Pinto e o agente de segurança Argemiro Batista de Almeida.

 

Sala de vacinação

 

A vacinação dos 4.450 servidores, colaboradores e terceirizados do Hospital de Base ocorrerá em três salas reservadas no Pronto-Socorro. Uma delas conta com cinco computadores e é destinada ao cadastro junto ao Ministério da Saúde. As outras salas, com duas poltronas em cada, são usadas para a aplicação das doses.

 

*Com informações do Iges/DF

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br