Portal COVID 19

Principal Atualizado em 20/01/21 - 23h46

Profissionais da Atenção Primária já estão sendo vacinados

Equipes volantes aplicam as vacinas nos trabalhadores das unidades básicas de saúde que estão na linha de frente

 

20/1/21 21:11 AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON

 

A vacinação contra Covid-19 começou também para os profissionais que trabalham na Atenção Primária à Saúde. Na terça-feira (19), primeiro dia de vacinação, a Superintendência da Região de Saúde Sul imunizou um total de 520 trabalhadores que atuam nas unidades básicas de saúde (UBSs) do Gama e de Santa Maria. Nas outras regiões de Saúde, a imunização dos servidores da Atenção Primária começou nesta quarta-feira (20). A Região de Saúde Leste abriu um posto de vacinação para a Atenção Primária no segundo andar do Hospital da Região Leste (antigo Hospital do Paranoá), onde foram aplicadas 55 doses da vacina contra a Covid-19 nesses servidores.

 

A Região Oeste, onde inclui os profissionais de Ceilândia e Brazlândia, vacinou 453 profissionais. Já a Região de Saúde Sudoeste, vacinou até o início da tarde 530 servidores da Atenção Primária. Na Região Norte, foram vacinados pela manhã 108 profissionais da APS. Nas regiões Central e Centro-Sul a vacinação dos trabalhadores da Atenção Primária foram iniciadas durante a tarde e até o fechamento desta matéria, não tinham sido compilados.

 

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, disse que esse encaminhamento mostra a valorização que merece e precisa ter o profissional de saúde da Atenção Primária. “São eles que estão na porta de entrada do atendimento na rede pública e fazem um trabalho de acolhimento dos pacientes com qualidade e respeito ao cidadão; um serviço humanizado e eficiente”, acrescentou Okumoto. Os trabalhadores da Atenção Primária serão vacinados, nesta primeira fase, somente os que atuam no primeiro atendimento a pacientes com sintomas respiratórios.

 

Vacinação no DF

 

Ao todo, o Distrito Federal recebeu 106.160 vacinas que irão imunizar 53.080 pessoas em duas doses administradas no intervalo de 14 a 28 dias. A Secretaria de Saúde reforça que a população não procure as unidades de vacinação, porque neste momento será vacinado somente o público-alvo da primeira fase.

 

Todas as informações referentes à vacinação podem ser obtidas na página da campanha no DF.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br