Portal COVID 19

Principal Atualizado em 1/02/21 - 19h40

Seguranças do Hospital de Base são treinados para evitar a Covid-19

Agentes, que circulam por todas as áreas do HB e têm contato com centenas de pessoas, recebem treinamento para enfrentar a doença

 

29/1/21 19:04 AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON

 

No combate ao coronavírus até quem lida com segurança tem que ser treinado para enfrentar esse mortal inimigo invisível. Foi isso que o aconteceu com um grupo de agentes do Núcleo de Segurança Institucional do Hospital de Base (HB), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

 

Nessa quinta-feira (28), eles receberam treinamento especial sobre como se proteger e evitar a contaminação pela Covid-19 quando estiverem atuando no sistema de segurança do maior hospital público do DF, local de alto risco de contágio. “A segurança deles é a nossa segurança. A vida deles também nos importa”, ressaltou o superintendente do HB, Lucas Seixas.

 

10 mil pessoas circulam diariamente no Hospital de Base

 

No Hospital de Base é grande o número de pacientes e visitantes. No ano passado, foram realizados 1,8 milhão de procedimentos no HB, onde diariamente circulam cerca de 10 mil pessoas. Os agentes de Segurança Institucional, profissionais contratados e terceirizados, estão integrados à rotina do hospital. Eles estão em todas as áreas, convivendo com pacientes e visitantes, correndo risco de contágio. Por isso, a importância de treinamentos para prevenir a doença.

 

“É importante que estejam a cada dia mais treinados, cientes de como podem se prevenir e, assim, prevenir a todos”, explicou a gerente administrativa da Superintendência Operacional do HB, Marina Rocha. “Esse grupo é peça fundamental para manter a proteção dos colaboradores e dos pacientes do nosso hospital.”

 

Para o chefe do Núcleo de Segurança, Rogério Pacheco, a conscientização no enfrentamento da pandemia é papel de todas as áreas do hospital. “Uma única área não vai ser capaz de alertar o público interno e externo sobre a relevância do distanciamento, da higienização das mãos e da utilização de máscaras”, afirmou o colaborador, que participou do treinamento.

 

Cuidado com os colaboradores

 

Desde dezembro de 2020, o Iges-DF promove treinamentos com colaboradores de diversos setores para  evitar o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus durante o trabalho.

 

As capacitações são promovidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) em parceria com a Superintendência Operacional do HB. Já foram treinados os maqueiros, os profissionais do projeto Humanizar e os funcionários da Central de Material Esterilizado (CME).

 

*Com informações de Iges-DF

0 0 votes
Article Rating
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br