Principal Atualizado em 25/02/21 - 20h55

Vacinação em debate com representações de países latinos

Reunião virtual coordenada pelo Escritório de Assuntos Internacionais do GDF teve a presença de 16 países, Secretaria de Saúde e Itamaraty

24/2/21 20:52 AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON

Representantes do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI) reuniram-se, nesta quarta-feira (24), de maneira virtual, com as representações diplomáticas do Grupo de Países da América Latina e Caribe (Grulac); com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto; e com o coordenador de Privilégios e Imunidades (CGPI) do Ministério das Relações Exteriores, Mauricio Correia. Em pauta, questões relacionadas à vacinação contra a Covid-19 no DF. Em maio do ano passado, o EAI coordenou encontro com o Grulac cujo objetivo foi o de trocar experiências sobre o combate à pandemia do novo coronavírus.

O intuito do encontro foi promover mais diálogo com a comunidade internacional e sanar questões sobre as diretrizes para o enfrentamento da pandemia no DF.

Renata Zuquim, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais.

“Brasília tem a capacidade e obrigação de fazer a proteção de todos, incluindo a comunidade internacional residente no DF, por meio da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Saúde. Nos planejamos para dar assistência aos necessitados e trabalhar na prevenção e imunização de todos”, relatou o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto.

Para a chefe do EAI, Renata Zuquim, já que o Distrito Federal possui a missão híbrida de pensar políticas públicas que considerem as instâncias local, regional, federal e internacional, “o intuito do encontro foi promover mais diálogo com a comunidade internacional e sanar questões sobre as diretrizes para o enfrentamento da pandemia no DF”, afirmou.

Em nota, a coordenação do Grulac agradeceu a oportunidade de diálogo com o secretário da Saúde e representantes do Itamaraty, e destacou o fundamental apoio do EAI à iniciativa.

O Grulac é um grupo de países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) composto por 33 nações.

Grulac

O Grulac é um grupo de países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) composto por 33 nações, e ocupa dez cadeiras no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, representando 17% dos membros da ONU. No encontro desta quarta-feira participaram Uruguai, Honduras, Panamá, Jamaica, El Salvador, Equador, Paraguai, Cuba, México, Chile, Colômbia, Costa Rica, Peru, Guiana, Bolívia, Suriname e República Dominicana.

Vacinação

A vacinação no Distrito Federal está seguindo a lista e cronograma de grupos prioritários. Para mais informações, como locais e detalhamento dos grupos prioritários, acesse a página específica da Secretaria de Saúde. O GDF também possui um portal com informações concentradas sobre a Covid-19.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais