O coronavírus pertence a uma família de vírus que causa desde resfriados comuns a doenças mais graves. O novo coronavírus recebeu a denominação SARS-CoV-2 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença que ele provoca tem a denominação COVID-19, que significa Coronavirus Disease (doença do coronavírus), enquanto “19” se refere ao ano em que apareceram os primeiros casos em Wuhan, na China.
De 2 a 14 dias, sendo mais comum em torno de 5 dias. Esse é o tempo que pode levar para o aparecimento dos primeiros sintomas, desde a infecção pelo coronavírus.</span >
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e, geralmente, indica que uma epidemia se espalhou para dois ou mais continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. A pandemia para o Covid-19 foi declarada pela OMS no dia 11 de março de 2020.</span >
São as pessoas acima dos 60 anos e aquelas com doenças crônicas preexistentes, como diabetes e doenças cardiovasculares. Essas pessoas não devem viajar nem frequentar shopping, cinema, shows ou nenhum outro local com aglomerações.</span >
Outros possíveis sintomas
Sabe-se que o vírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa por meio do contato com secreções e posterior contato com a boca, nariz ou com os olhos, das seguintes formas:
A transmissão comunitária ou sustentada ocorre quando a transmissão do vírus é feita ao mesmo tempo por várias fontes não identificadas, que não estiveram no exterior e nem mantiveram contato com quem esteve.
Outros tipos de transmissão:
</span >
Os sintomas mais comuns são principalmente respiratórios:
Outros possíveis sintomas:
Atualmente no DF é possível ligar para três telefones diferentes e pedir orientações sobre como proceder sobre o exame: 190, 193 e 199. A ligação é gratuita.
O GDF tem buscado fazer esse atendimento nas próprias residências, para evitar a saída do isolamento de pessoas que suspeitam da contaminação.
Até o momento, não há medicamentos nem vacina para prevenir a infecção pelo coronavírus. Porém, algumas medidas diárias podem ajudar na prevenção da propagação de vírus respiratórios:
A melhor maneira de se proteger é lavando as mãos frequentemente, até a altura do cotovelo, com água e sabão ou fazendo a higiene com álcool em gel 70%.
Saiba mais:
</span >
As roupas que são suspeitas de estarem infectadas devem ser desinfetadas com água e sabão e, de preferência, lavadas com água quente. A recomendação é que a roupa utilizada para fora da casa seja lavada separadamente.
A recomendação é que fique em casa em isolamento social por 2 semanas, avaliando os seus sintomas, pois:
Mas caso você apresente febre com tosse ou falta de ar nesse período, entre em contato com 190, 193 ou 199 e informe sua situação.
Site: https://www.participa.df.gov.br
Telefone: 162
Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/
Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br