Portal COVID 19

Principal

SRAG

Atualizada em

Síndrome Respiratória Aguda Grave 


A vigilância da SRAG foi reestruturada em decorrência da necessidade de adaptação ao cenário de crise com a introdução da circulação do SARS-CoV-2 no Distrito Federal.

A vigilância da influenza e de outros vírus respiratórios no Distrito Federal (DF) é composta pela vigilância da Síndrome Gripal1 (SG) em unidades sentinelas e da Síndrome Respiratória Aguda Grave2 (SRAG-hospitalizado).

1. Vigilância da Síndrome Gripal em unidades sentinelas: notificação e coleta de cinco amostras semanais por unidade sentinela.

2. Vigilância da Síndrome Respiratória Aguda Grave: notificação dos casos de SRAG hospitalizados ou óbitos por SRAG, independentemente do local de ocorrência. Com o objetivo de aumentar a representatividade da vigilância sentinela de SG no Distrito Federal, em abril de 2020 ocorreu uma ampliação e redistribuição das unidades entre as Regiões de Saúde do Distrito Federal.

Atualmente as unidades sentinelas de Síndrome Gripal são:

  • UBS 02 Asa Norte
  • UBS 12 Ceilândia
  • UBS 01 Paranoá
  • UBS 01 Planaltina
  • UBS 12 Samambaia
  • UBS 01 Santa Maria
  • UPA Núcleo Bandeirante e Hospital Brasília.

 

Abaixo, estão disponibilizados informativos epidemiológicos que apresentam o cenário epidemiológico da SG, SRAG e casos hospitalizados de COVID-19, bem como propor recomendações para subsidiar as ações de vigilância, prevenção e controle da influenza e outros vírus respiratórios no Distrito Federal. Os informativos são atualizados semanalmente, com defasagem de cerca de 20 dias em função do tempo entre a notificação e inserção ou conclusão dos casos nos sistemas de informação.

 

Informativo semanal

 

Outros dados da saúde

 

AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: www.ouvidoria.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: www.e-sic.df.gov.br

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br