Portal COVID 19

Principal

SOBRE O VÍRUS

O que é / Sintomas

O que é o conoravirus

O coronavírus pertence a uma família de vírus que causa desde resfriados comuns a doenças mais graves. O novo coronavírus recebeu a denominação SARS-CoV-2 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença que ele provoca tem a denominação COVID-19, que significa Coronavirus Disease (doença do coronavírus), enquanto “19” se refere ao ano em que apareceram os primeiros casos em Wuhan, na China.

Quais sao os principais sintomas?

Os sintomas mais comuns são principalmente respiratórios.

 

Qual o período de incubação?

De 2 a 14 dias, sendo mais comum em torno de 5 dias. Esse é o tempo que pode levar para o aparecimento dos primeiros sintomas, desde a infecção pelo coronavírus.

Quem faz parte do grupo de risco?

São as pessoas acima dos 60 anos e aquelas com doenças crônicas preexistentes, como diabetes e doenças cardiovasculares. Essas pessoas não devem viajar nem frequentar shopping, cinema, shows ou nenhum outro local com aglomerações.
A orientação é FICAR EM CASA.

O que é pandemia?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e, geralmente, indica que uma epidemia se espalhou para dois ou mais continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. A pandemia para o Covid-19 foi declarada pela OMS no dia 11 de março de 2020.

 

Transmissão

Como ocorre a transmissão?

Sabe-se que o vírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa por meio do contato com secreções e posterior contato com a boca, nariz ou com os olhos.







Quanto tempo o vírus fica em cada superfície?

O coronavírus pode permanecer vivo em superfícies por algumas horas ou até mesmo dias, de acordo com estudos avaliados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse tempo vai depender do clima, da umidade do ambiente e das condições do local.

O que é transmissão comunitária (declarada no DF)?

A transmissão comunitária ou sustentada, ocorre quando a transmissão do vírus é feita ao mesmo tempo por várias fontes não identificadas, que não estiveram no exterior e não mantiveram contato com quem esteve.

Outros tipos de transmissão

  • Transmissão Importada: ocorre quando uma pessoa viaja ao exterior, contrai o coronavírus, volta ao Brasil e apresenta os sintomas.
  • Transmissão Local: quando a pessoa infectada não viajou ao exterior, mas teve contato com outro paciente infectado que trouxe o vírus de fora do país.

Porque ficar em casa é recomendado?

Em casa você terá menos chances de se contaminar por meio de outras pessoas ou de objetos que estejam contaminados. Além disso, se você estiver contaminado, porém não tiver apresentado nenhum sintoma, também contribuirá não disseminando o vírus.

É transmitido por cachorros e gatos?

Até agora não há nenhuma comprovação da transmissão por cachorros e gatos. Os cuidados referentes aos pets devem ser em relação aos passeios, quando necessário, e a objetos de pet como bandanas e laços, que podem ser infectados caso sejam manuseados de forma inadequada. Também se deve evitar que pets subam em camas ou sofás, pois eles podem ter pisado em algum local com o vírus.

Diagnóstico

Como são realizados os exames?

Os exames são realizados por meio de aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz. As amostras são encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), definido pelo Ministério da Saúde para cada região. No caso do Distrito Federal é o LACEN-DF.

Se tiver os sintomas abaixo, acione o GDF por meio dos telefones 190, 193 ou 199 para ser orientado sobre como proceder.

Como é feito o exame na rede pública do DF?

Atualmente no DF é possível ligar para três telefones diferentes e pedir orientações sobre como proceder sobre o exame: 190, 193 e 199. A ligação é gratuita.

O GDF tem buscado fazer esse atendimento nas próprias residências, para evitar a saída do isolamento de pessoas que suspeitam da contaminação.

O exame é feito por plano de saúde?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu, a partir do dia 13/03/2020, o exame de detecção do Coronavírus no Rol de Procedimentos obrigatórios para beneficiários de planos de saúde. O exame incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS é o “SARS-CoV-2 (CORONAVÍRUS COVID-19) – pesquisa por RT – PCR (com diretriz de utilização).

A cobertura é obrigatória quando o paciente se enquadrar na definição de caso suspeito ou provável de doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) definido pelo Ministério da Saúde.

Importante: não se dirija a hospitais ou laboratórios sem antes consultar sua operadora de plano de saúde.

Prevenção

Como se prevenir do coronavírus?

Até o momento, não há medicamentos nem vacina para prevenir a infecção pelo coronavírus. Porém, algumas medidas diárias podem ajudar na prevenção da propagação de vírus respiratórios.

A melhor maneira de se proteger é lavando as mãos frequentemente, até a altura do cotovelo, com água e sabão ou fazendo a higiene com álcool em gel 70%

Caso precise sair de casa, evite aglomerações, mantenha a distância mínima de 2 metros de outras pessoas e use máscara.

A orientação é utilizar máscaras de pano, que podem ser feitas em casa, e deixar as máscaras cirúrgicas para os trabalhadores da área da saúde.

Que outros cuidados devo ter?

TRANSPORTE PÚBLICO E OUTROS LOCAIS:

As barras de apoio podem alojar o coronavírus por meio de gotículas de tosse ou espirro de alguém contaminado. Sendo assim, deve ser feita a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% após o contato com essas barras, evitando tocar olhos, boca e nariz antes da higienização.

AMBIENTES:

O coronavírus possui uma cápsula protetora de gordura. Por isso alguns produtos de limpeza de fácil acesso conseguem retirar essa cápsula e matar o coronavírus. Esses produtos são: álcool 70% e água sanitária. Não esqueça de manter os ambientes arejados.

ROUPAS:

As roupas que são suspeitas de estarem infectadas devem ser desinfetadas com água e sabão e, de preferência, lavadas com água quente. A recomendação é que a roupa utilizada fora da casa seja lavada separadamente.

Como evitar a proliferação do vírus?

A principal medida, já adotada desde o início pelo Governo do Distrito Federal, é evitar as aglomerações. Por isso alguns locais foram fechados e o GDF instituiu teletrabalho na maioria das áreas do serviço público. Quanto menos pessoas nas ruas, menos chances de contaminação e maior a probabilidade de atendimento dos infectados na rede de saúde pública.

Outras recomendações e cuidados especiais

...
Não toque nos olhos, nariz e boca sem antes lavar as mãos como indicado.
...
Guarde os abraços, beijos e apertos de mãos para depois da pandemia. Por enquanto cumprimente com um sorriso, mas sem contato físico.
...
Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
...
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
...
Higienize com frequência as maçanetas, celulares, teclados e brinquedos das crianças.
...
Durma bem, tenha uma alimentação saudável e procure fazer atividade física.
...
Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.
...
Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: https://www.participa.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: https://www.participa.df.gov.br/

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br