Portal COVID 19

Principal

Testes



Realizados








Resultados





Atualizado em 29/09/2020 - Período: até 19/09/2020

*Os dados serão atualizados quinzenalmente


Estoque de testes


A Secretaria de Estado de Saúde disponibiliza o estoque de insumos para teste de diagnóstico genético e sorológico para a COVID-19, atualizados diariamente.



Testagem COVID-19


A Secretaria de Estado de Saúde informa que, em razão da alta disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Distrito Federal, foi ampliada a oferta de testes da Covid-19 para as pessoas com sintomas da doença. Os testes passaram a ser realizados nas 172 unidades básicas de saúde (UBSs).

Além dos testes rápidos, as unidades básicas de saúde oferecem testes RT-PCR para a Covid-19. Esse teste é realizado a partir da amostra colhida com o swab por nasofaringe, que são materiais genéticos obtidos da mucosa do fundo do nariz ou da garganta com uma haste flexível (cotonete).

As UBS's estão distribuídas nas 07 Regiões de Saúde do Distrito Federal. Os exames de pacientes que apresentarem sintomas são coletados nas próprias Unidades. Além disso, é realizada a estratégia fast-track ou duplo fluxo, em que os pacientes com quadros respiratórios entram em fluxos separados.

O processamento dos materiais coletados é feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF). O teste é feito com indicação do médico ou enfermeiro da UBS, em pacientes sintomáticos, a partir da avaliação de um profissional de saúde.

Além disso, em casos suspeitos, o GDF disponibiliza equipes volantes para fazer o exame aonde a pessoa estiver. Se apresentar tosse, febre e/ou dificuldade para respirar sugerimos ligar para os números: 190, 193 ou 199, para mais orientações.



Capacidade de Testagem


A capacidade atual de testagem para COVID do Laboratório Central de Saúde do Distrito Federal – Lacen-DF é de 1.200 amostras/dia, com possibilidade de processar até 1.800 amostras se estiver com abastecimento pleno DE INSUMOS, ESPECIALMENTE KIT DE EXTRAÇÃO.

A metodologia utilizada é o diagnóstico molecular através da técnica de RT-qPCR (PCR em tempo real). A capacidade de testagem é definida pela capacidade analítica dos equipamentos instalados (extratores automatizados de RNA, termocicladores, etc), assim como pelo quadro técnico responsável pela execução dos testes.

O Lacen-DF funciona 24h por dia, sete dias da semana. O tempo para liberação dos resultados atual é de no máximo 48 horas.

Fonte: Laboratório Central de Saúde do Distrito Federal (Lacen-DF)

(*)Testes rápidos (IgM/IgG) NÃO têm função de diagnóstico de infecção por Covid-19, têm relevante utilização no mapeamento do status imunológico de uma população (que já teve o vírus ou foi exposta a ele). Tal mapeamento pode contribuir de forma positiva no processo de relaxamento das medidas restritivas, ou seja, quando do controle pandêmico, o mapeamento imunológico terá significativa relevância por ocasião do retorno das atividades.

O teste deve ser realizado apenas em pessoas sintomáticas, que receberam diagnóstico de síndrome gripal. Devem ser realizados a partir do oitavo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como febre, tosse, dificuldade para respirar ou dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.

Os testes rápidos disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) utilizam amostras de sangue capilar e o resultado é verificado após 15 minutos.

Sobre os grupos prioritários para realização dos testes, consultar Nota técnica Covid-19 N° 2/2020 – SES/SAIS/COASIS/DASIS/DF.

Fonte: Subsecretaria de Estado de Vigilância em Saúde




AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE SITE SÃO OFICIAIS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
Denúncias e reclamações

Site: www.ouvidoria.df.gov.br

Telefone: 162

Pedidos de acesso à informação: www.e-sic.df.gov.br

Em caso de suspeita: Ligue 190, 193 ou 199

Sites confiáveis para notícias sobre o coronavírus

Agência Brasília: agenciabrasilia.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal: www.saude.df.gov.br